Meditação Transcendental

A técnica da Meditação Transcendental é muito simples, profunda, não exige esforço e é muito agradável de se praticar.
É natural e não exige concentração ou controle da mente.
Sua prática é feita por 20 minutos, duas vezes ao dia, sentando-se confortavelmente com os olhos fechados; pode ser feita no metro, no avião, no ônibus, ou em qualquer lugar onde se possa ficar sentado, independentemente de silêncio.
Não é uma filosofia ou religião e não implica em alteração do estilo de vida, você sente os efeitos independentemente de acreditar ou não. É uma técnica mecânica, como um exercício físico, por exemplo.

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Origem, 

presente 

e futuro.


A  Meditação Transcendental é uma técnica mental de mais de 5 mil anos. Ela tem sua origem na cultura védica da Índia e foi trazida para o ocidente na década de 50 pelo físico indiano Maharishi Mahesh Yogi e atualmente existem mais de 7 milhões de praticantes no mundo todo.
No Brasil há mais de 40 anos, em 2017 mais de 4 mil novos meditantes aprenderam a técnica, além dos que foram instruídos nos inúmeros projetos sociais em colégios e universidades públicas, corporações militares e centros de reabilitação de menores infratores.
Como missão, Maharishi Maheshi Yogi, visava levar a técnica da Meditação Transcendental para todas as pessoas em situação de estresse social. Para isso, os projetos sociais são financiados através dos cursos regulares ministrados no mundo inteiro.

Depressão, 

Insônia, 

Ansiedade 

e Estresse

Por que a MT é tão eficaz em problemas de origem psicossomáticas?


Num mundo com tantas exigências e demandas, somos expostos de forma excessiva à tensões que deixam marcas em nosso sistema nervoso. Ao longo do tempo, essas tensões não eliminadas acabam perturbando o funcionamento natural do corpo. Todo esse acumulo tem nome: ESTRESSE, que é considerado uma das principais causas, direta ou indireta, de muitos problemas da saúde física e mental como:
Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico e problemas cardíacos. O estresse reduz o funcionamento do córtex pré-frontal, que é o “gestor” do cérebro, responsável pela tomada de decisões e modulação de comportamento social. Ele também ativa excessivamente a amígdala cerebral, que é o “centro do medo”, parte mais primitiva responsável pela resposta de fuga ou luta. De forma mais simples, o estresse prejudica a parte mais evoluída do nosso cérebro, enquanto estimula a parte mais primitiva.

Com a prática da Meditação Transcendental, o cérebro passa a funcionar de forma mais harmônica e integrada, fato evidenciado pela predominância de coerência de ondas alfa-1, medidas pelo eletroencefalograma durante a prática. As ondas cerebrais alfas, são indicadoras de um estado de alerta em repouso. Durante a prática de MT atingimos um estado de consciência onde estamos despertos, mas simultaneamente a mente está totalmente aquietada e todo o corpo relaxa. Como consequência, o córtex pré-frontal é estimulado, enquanto a amígdala é regulada. É por isso que, com a prática de meditação transcendental, as pessoas relatam pensar de forma mais clara, ter mais facilidade na tomada de decisões e resolução de problemas.

O que as pesquisas científicas dizem?

Nos últimos 40 anos houveram mais de 340 estudos científicos, revisados por pares, publicados em revistas independentes de institutos de pesquisas, como, American Heart Association e National Institutes of Healt (NIH), sendo que este último disponibilizou 26 milhões de dólares para estudar os efeitos da Meditação Transcendental.
A pesquisas comprovam os benefícios da MT em várias áreas da saúde. Por exemplo os níveis de cortisol (hormônio do estresse) tem uma redução 30% com apenas 20 minutos de prática de Meditação Transcendental. Simultaneamente os níveis de serotonina (neurotransmissor da felicidade) e também de prolactina aumentam.
Outras pesquisas mostram também redução significativa da pressão arterial, colesterol e diminuição do risco de ataques cardíacos, AVC e ateroscleroses.

O  curso



Aula introdutória (1h30m)

Corresponde ao 1º dia de curso, porém, ela é gratuita.
Neste dia você conhecerá a história da MT, seus vários benefícios para o corpo, mente e sociedade. Será informado também sobre preço e forma de pagamento.

2 dia: Instrução pessoal. (1h30m)

Neste dia, o interessado ou interessada que decidiu fazer o curso terá sua instrução pessoal e individual com um professor certificado internacionalmente. Pronto, você já estará meditando.

3º 4º e 5º dias (1H30m cada)

Nos últimos três dias os alunos terão um acompanhamento para compreensão dos efeitos e benefícios que estarão experimentando. Poderão tirar dúvidas e vão conhecer os cursos avançados e nossos projetos sociais.

Após este módulo de 5 dias, o aluno terá mais um dia de verificação que deve ser agendado para que de forma individual e personalizada o professor verifique se as práticas estão corretas e se o aluno está satisfeito.

Todo aluno certificado de Meditação Transcendental, deverá fazer um acompanhamento pessoal com o professor por 6 meses após o aprendizado e poderá participar semanalmente de meditações coletivas presenciais.
Caso passe muito tempo sem praticar por algum motivo, todos os meditantes podem fazer uma reciclagem do curso de forma gratuita.

Depoimentos

Depoimento de alunos

Flávio Canto

O Judoca Flávio Canto, fala sobre a Meditação Transcendental, e como a prática foi importante para sua carreira como atleta.
Hoje o Judoca tem um projeto no Rio de Janeiro, Instituto Reação, onde ensina Judô e Meditação Transcendental para comunidades carentes, onde o nível de estresse social é muito grande.

Palestra sobre o curso

Segunda, 26 de Fevereiro às 19h

A palestra é presencial e as vagas são LIMITADAS.

Local:
VIDAL Café e Mercearia
Rua Mata Bacelar, 52 - Auxiliadora 

Porto Alegre/ RS


A Meditação Transcendental é ensinada somente por professores certificados.
Não se aprende em um livro, áudio ou vídeo.
São 5 dias presenciais + acompanhamentos mensais na seguinte forma:

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Quero Participar!

Tony Nader é um neuro cientista libanês, autor de três livros, pesquisador e líder mundial do
movimento da Meditação Transcendental. Formado em Medicina na Universidade Americana
de Beirute, recebeu seu Ph.D. em cérebro e ciência cognitiva pelo Instituto de Tecnologia de
Massachusetts (MIT) e já trabalhou como médico e pesquisador no Hospital da Escola de
Medicina de Harvard.

Tony Nader MD, Phd, MARR

A técnica


Foco, produtividade, paz, equilíbrio e saúde. Confira os relatos de alguns dos nossos alunos.
Eles narram vários benefícios com a prática da Meditação Transcendental.

EVENTO GRATUITO

(Aula Introdutória)

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